História

A competição teve a primeira edição realizada em 2002, em Petrópolis (RJ), no masculino, e Brasília, no feminino. A equipe do Intelbras/São José (SC) conquistou o primeiro título entre os homens, enquanto o time do Tênis/Oscar/FADENP, de São Paulo, foi o primeiro campeão no feminino.

Em 2003, a UCS, do Rio Grande do Sul, venceu a Liga Nacional masculina, realizada em Betim (MG), enquanto o Buettner Vôlei, de Santa Catarina, ficou com o título da competição feminina, que aconteceu em Brasília (DF).

No ano seguinte, com as duas disputas em Brasília (DF), a Online Vôlei, do Rio Grande do Sul, foi a campeã no masculino e o Mogi das Cruzes (SP), no feminino.

Em 2005, quando a Liga Nacional aconteceu em Cuiabá (MT), o título ficou com a Cimed Esporte Clube, no masculino, e com a Furb/Blu Vôlei, ambos de Santa Catarina, no feminino.

Em Brasília (DF), em 2006, o Vôlei Futuro/Araçatuba, de São Paulo, faturou a medalha de ouro no masculino, enquanto a Cimed/Florianópolis, de Santa Catarina, no feminino.

Brusque/Brasil Telecom (SC) jogou em Uberlândia (MG) e ficou com o título da competição feminina, enquanto, na mesma cidade, o Bento Vôlei (RS) ficou com o título da Liga Nacional de 2007.

Em 2008, foi a vez do Pitágoras/Praia Clube/Futel (MG) ser vencedor no feminino e o Lupo/Náutico (SP) no masculino na competição que foi disputada em Fortaleza (CE).

Em 2009, a Liga Nacional chegou a Juazeiro do Norte (CE), onde a UPIS, do Distrito Federal, foi campeã no masculino, e Cativa/Oppnus/Santa Catarina (SC), no feminino.

Em 2010, em Pomerode (SC), o Bravo/Funcab/Niterói (RJ) venceu a competição no masculino, e o Banana Boat/Praia Clube conquistou a medalha de ouro entre as mulheres.

Em 2011, em Volta Redonda (RJ), o Rio do Sul/Manoel Marchetti/Unimed (SC) foi campeão no feminino e Soya/Blumenau/Olympico (SC), no masculino.

Na edição mais recente, em 2012, as finais feminina e masculina foram disputadas em Santa Catarina. Entre as mulheres, o título ficou com o São Caetano (SP). Já entre os homens, a Escola do Corpo (SP) foi a campeã.

Patrocinadores